sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Emem, vergonha nacional

  Ficou claro para todos os estudantes que o MEC não tem a capacidade de manter um "vestibular unificado" para as universidades federais. Incompetência foi a palavra mais dita pelos participantes do Enem, os fiscais não sabiam se deveríamos ou não preencher o nome no gabarito o que resultou que certas salas preencheram e outras não. No domingo, as fiscais que estavam em minha sala não sabiam ao certo o horário que se poderia sair com o caderno de respostas,  chegou a tocar um celular durante a prova e nada foi feito, mostrando que os fiscais não foram treinados ou receberam alguma orientação mais aprofundada do governo.
  Outro problema foi a distribuição dos locais de provas que forçaram alguns alunos a se deslocarem para o outro lado da cidade. Ao invés de fazer algo mais eficiente, como tentar colocar os alunos nas escolas onde eles estudam, o MEC simplesmente separou pela ordem alfabética!! Ou seja, dependendo da sua inicial você pode fazer a prova do lado de sua casa ou 'onde Judas perdeu as botas'.
  Não dá para deixar de citar também que não havia lugares demarcados para os alunos e pela atenção que as fiscais davam aos estudantes, fica claro que era possível colar sem medo.
  A ideia de um vestibular unificado é boa, mas o MEC terá que evoluir MUITO para conseguir garantir a segurança da prova e os direitos dos alunos. Paciência é a palavra chave nesse caso. O MEC deve treinar os fiscais e contratar programadores para acertar os detalhes do 'sorteio' dos locais de prova, mas principalmente, parar de pensar em política e fazer o Enem para os alunos e não para manter um partido no governo.

0 comentários: